Reciclagem de Sacolas de Mercado – Rosas

rosas de sacolas de mercado

Começou uma campanha para voltar a se utilizar sacolas retornáveis em supermercados aqui em São Paulo. Realmente, as pessoas se acomodaram com as ditas sacolinhas e a maioria não leva suas sacolas ou bolsas para carregar suas compras. Voltemos ao princípio: antigamente as sacolas eram feitas de palha,  lona ou tecido grosso (retornáveis), depois vieram as de plástico grossos e agora são de plástico tão finos que para cada objeto comprado colocam-se duas ou mais sacolas para suportar o peso. Imagine a quantidade exagerada de sacolas e o desperdício de material, que logo viram sacos para depósito de lixo na nossa cidade.Algumas empresas de compras por atacado não fornecem as tais sacolas, e nem por isso deixam de vender seus produtos. Tenho lido muita coisa a respeito e acredito que o assunto ainda vai dar muito o que falar. Pretendo pensar a respeito e postar aqui algumas idéias. A foto acima é de um dos meus trabalhos de reciclagem: rosas feitas de sacola de mercado. O vaso é de garrafa pet e pedras coloridas coladas com cola quente.A seguir fotos de como montar uma rosa:montagem de rosa de sacola de mercado

1- prenda um pedaço de corda pelo meio com um alicate e desfie-o formando o pistilo 2 – passe cola nas pontas e mergulhe em farinha de mandioca tingida 3 – dobre a sacolinha várias vezes e recorte com tesoura as pétalas da rosa 4 – enrole as pontas de cada pétala com a tesoura 5 – com os dedos faça frisos no centro da pétala 6 – comece a montagem da rosa pelas pétalas menores amarrando-as em volta do pistilo  7 – continue acrescentando pétalas sempre atrás da junção de duas pétalas anteriormente amarradas para que a rosa fique bem redonda 8 – faça cépalas também de pástico e passe cola para começar a enrolar no arame 9 – dê acabamento revestindo todo o arame.

{ 15 comments… read them below or add one }

julia maria 29.01.2008 às 00:03

AMEI NÃO SEI FAZER MAIS COMO RECICLAGEM É UMA IDEIA EXCELENTE AMIGA
PARABÉNS

Responder

CIÇA 05.02.2008 às 21:12

VASCULHANDO NA NET P/ VER SE ACHAVA RISCOS PARA BORDAR OU MSMO PINTAR, ENCONTREI SEU BLOG.
ACHEI BEM INTERESSANTE,PQ VC SABE COMPARTILHAR COM OUTRAS PESSOAS AQUILO QUE SABE FAZER.
PARABÉNS E CONTINUE REPASSANDO AS NOVIDADES.
BJS.CIÇA

Responder

Adna Souza 05.03.2008 às 23:03

É muito bom saber que tem gente partilhando seus conhecimentos… seu blog é maravilhoso…
Obrigada pelas dicas…
Creio firmemente que a melhor forma de perpeturar uma arte é dividindo os conhecimentos…. vou sempre lembrar o que aprendi com você.
Abraços fraternais.
Adna

Responder

Luciana 21.06.2008 às 01:09

Oi,tudo bom?
Minha mãe quer fazer aquela caixa Kit de Costura,que a Ana Maria Braga já ensinou no Mais Você,há alguns anos atrás,mas precisa dos moldes.
Vc fez uma aí,vc comprou pronto?
Tem as medidas??

Obrigada!

Bjs

Responder

Beloniza 05.09.2008 às 09:39

Oi, bom dia. Que ideia maravilhosa adorei, vou tentar fazer. Comecei a fazer artesanato a dois meses estou adorando e procuro usar apenas material reciclavel para preservar pelo menos um pouco a natureza . Sempre procuro dar uma olhada no seu blog , muito bom obrigado por tudo. Um abraço. Belo …

Responder

Gessy Lene 21.10.2008 às 10:28

Amei suas rosas de sacolas plásticas,já havia visto a um tempo atrás rosas assim,só que as sacolas eram pintadas de um só lado com tinta látex branca pra ficar mais firme.Ficam lindas tb. beijos!

Responder

gislene 06.12.2008 às 12:19

olá amei estás flores feitas de sacola e gostaria de saber se vc pode mandar os moldes para meu e-mail.
obrigada

Responder

Vera Cunha 28.01.2009 às 09:00

Oi amiga, esta não é a minha praia faço croche, mais adorei o seu trabalho com reciclagem.Continue a compartilhar com todas nos os seus trabalhos que deus a de te recompensar.Um beijo no coração

Responder

Cleudia F. cunha 05.05.2009 às 10:11

oi?
Gostei muito da ideia das rosas de sacolas plasticas,
trabalho a muito tempo com artesanato,e gosto muito de
novidades principalmente,em se tratando de preservação
do meio ambiente.

Responder

jedalva 16.08.2009 às 13:09

AMEI SUA CRIATIVIDADE,ESPERO QUE AS PESSOAS NAO SE ACOMODE E COMECE A ESPALHAR ESTAS LINDAS FLORES POR AI,POIS TODOS SOMOS CAPAZES DE CRIAR ,BASTA TER CORAGEM,VAMOS LA MULHERADA MAOS A OBRA E COMECE A RECICLAR.ABRAÇOS A TODAS (OS).

Responder

Silvana scaringi 01.09.2009 às 20:31

Oi Bete, estive lá na sacaria para te encontrar, mas disseram que estava de licença, faço votos de que esteja tudo bem agora.
Estou fazendo aula com a D. Enedina (MARAVILHOSA!!!)
Admiro seu trabalho e amei as dicas de pintura em tecido.
Qdo. voltar vamos ver se dá pra me esinar só um pouquinho.
Abrç

Responder

tatiane 07.04.2010 às 16:19

gostei dos trabalhos.

Responder

Lia 26.06.2010 às 10:00

Facinante! Estou encantada e sinceramente emocionada, como existem pessoas tão especiais que se preocupam em fazer do “lixo” verdadeiras obras de arte, quero aprender também. Parabéns Beth, Deus sempre te abençoe e te enriqueça de sabedoria e inteligência por essa iniciativa tão nobre de contribuir para um mundo melhor. Bjos

Responder

Lia 26.06.2010 às 10:01

Ops, desculpa gente, esqueci do s no fascinante, bjos

Responder

chaguinha moura 21.08.2010 às 13:48

adorei suas dicas de reciclagem!!!
Trabalho numa escola e estamos sempre com projetos voltados ao meio ambiente, já q moro numa reserva e estas dicas de reclagem com sacolas chegaram em boa hora, já estou desenvolvendo. Aguardo mais dicas.

Responder

Leave a Comment