Reciclagem de Sacolas de Mercado – Rosas

rosas de sacolas de mercado

Começou uma campanha para voltar a se utilizar sacolas retornáveis em supermercados aqui em São Paulo. Realmente, as pessoas se acomodaram com as ditas sacolinhas e a maioria não leva suas sacolas ou bolsas para carregar suas compras. Voltemos ao princípio: antigamente as sacolas eram feitas de palha,  lona ou tecido grosso (retornáveis), depois vieram as de plástico grossos e agora são de plástico tão finos que para cada objeto comprado colocam-se duas ou mais sacolas para suportar o peso. Imagine a quantidade exagerada de sacolas e o desperdício de material, que logo viram sacos para depósito de lixo na nossa cidade.Algumas empresas de compras por atacado não fornecem as tais sacolas, e nem por isso deixam de vender seus produtos. Tenho lido muita coisa a respeito e acredito que o assunto ainda vai dar muito o que falar. Pretendo pensar a respeito e postar aqui algumas idéias. A foto acima é de um dos meus trabalhos de reciclagem: rosas feitas de sacola de mercado. O vaso é de garrafa pet e pedras coloridas coladas com cola quente.A seguir fotos de como montar uma rosa:montagem de rosa de sacola de mercado

1- prenda um pedaço de corda pelo meio com um alicate e desfie-o formando o pistilo 2 – passe cola nas pontas e mergulhe em farinha de mandioca tingida 3 – dobre a sacolinha várias vezes e recorte com tesoura as pétalas da rosa 4 – enrole as pontas de cada pétala com a tesoura 5 – com os dedos faça frisos no centro da pétala 6 – comece a montagem da rosa pelas pétalas menores amarrando-as em volta do pistilo  7 – continue acrescentando pétalas sempre atrás da junção de duas pétalas anteriormente amarradas para que a rosa fique bem redonda 8 – faça cépalas também de pástico e passe cola para começar a enrolar no arame 9 – dê acabamento revestindo todo o arame.

15 ideias sobre “Reciclagem de Sacolas de Mercado – Rosas

  1. VASCULHANDO NA NET P/ VER SE ACHAVA RISCOS PARA BORDAR OU MSMO PINTAR, ENCONTREI SEU BLOG.
    ACHEI BEM INTERESSANTE,PQ VC SABE COMPARTILHAR COM OUTRAS PESSOAS AQUILO QUE SABE FAZER.
    PARABÉNS E CONTINUE REPASSANDO AS NOVIDADES.
    BJS.CIÇA

  2. É muito bom saber que tem gente partilhando seus conhecimentos… seu blog é maravilhoso…
    Obrigada pelas dicas…
    Creio firmemente que a melhor forma de perpeturar uma arte é dividindo os conhecimentos…. vou sempre lembrar o que aprendi com você.
    Abraços fraternais.
    Adna

  3. Oi,tudo bom?
    Minha mãe quer fazer aquela caixa Kit de Costura,que a Ana Maria Braga já ensinou no Mais Você,há alguns anos atrás,mas precisa dos moldes.
    Vc fez uma aí,vc comprou pronto?
    Tem as medidas??

    Obrigada!

    Bjs

  4. Oi, bom dia. Que ideia maravilhosa adorei, vou tentar fazer. Comecei a fazer artesanato a dois meses estou adorando e procuro usar apenas material reciclavel para preservar pelo menos um pouco a natureza . Sempre procuro dar uma olhada no seu blog , muito bom obrigado por tudo. Um abraço. Belo …

  5. Amei suas rosas de sacolas plásticas,já havia visto a um tempo atrás rosas assim,só que as sacolas eram pintadas de um só lado com tinta látex branca pra ficar mais firme.Ficam lindas tb. beijos!

  6. Oi amiga, esta não é a minha praia faço croche, mais adorei o seu trabalho com reciclagem.Continue a compartilhar com todas nos os seus trabalhos que deus a de te recompensar.Um beijo no coração

  7. oi?
    Gostei muito da ideia das rosas de sacolas plasticas,
    trabalho a muito tempo com artesanato,e gosto muito de
    novidades principalmente,em se tratando de preservação
    do meio ambiente.

  8. AMEI SUA CRIATIVIDADE,ESPERO QUE AS PESSOAS NAO SE ACOMODE E COMECE A ESPALHAR ESTAS LINDAS FLORES POR AI,POIS TODOS SOMOS CAPAZES DE CRIAR ,BASTA TER CORAGEM,VAMOS LA MULHERADA MAOS A OBRA E COMECE A RECICLAR.ABRAÇOS A TODAS (OS).

  9. Oi Bete, estive lá na sacaria para te encontrar, mas disseram que estava de licença, faço votos de que esteja tudo bem agora.
    Estou fazendo aula com a D. Enedina (MARAVILHOSA!!!)
    Admiro seu trabalho e amei as dicas de pintura em tecido.
    Qdo. voltar vamos ver se dá pra me esinar só um pouquinho.
    Abrç

  10. Facinante! Estou encantada e sinceramente emocionada, como existem pessoas tão especiais que se preocupam em fazer do “lixo” verdadeiras obras de arte, quero aprender também. Parabéns Beth, Deus sempre te abençoe e te enriqueça de sabedoria e inteligência por essa iniciativa tão nobre de contribuir para um mundo melhor. Bjos

  11. adorei suas dicas de reciclagem!!!
    Trabalho numa escola e estamos sempre com projetos voltados ao meio ambiente, já q moro numa reserva e estas dicas de reclagem com sacolas chegaram em boa hora, já estou desenvolvendo. Aguardo mais dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *